Operação Coxilha 2023
No período de 27 de agosto a 1° de setembro, o 27° Grupo de Artilharia de Campanha participou da Operação Coxilha 2023, que se destaca como o maior exercício de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.
Esse exercício contou com a participação dos 8 Grupos de Artilharia de Campanha do Rio Grande do Sul, juntamente com pelotões de morteiro pesado das 1ª e 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, envolvendo mais de 1.514 militares, 272 veículos e realizando cerca de 400 tiros de artilharia e morteiro pesado.
Também participaram da operação um Núcleo da Bateria de Busca de Alvos do Comando de Artilharia do Exército e a Empresa ADTech, que utilizou a aeronave remotamente pilotada HARPIA para localização de alvos, correção de tiros de artilharia e avaliação de danos pós-bombardeio.
O 2° Batalhão de Aviação do Exército também desempenhou um papel crucial na operação, realizando Observação Aérea em missões de regulação e tiros sobre zona. Sob a coordenação da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), a Operação Coxilha evidenciou o alto grau de adestramento, prontidão e operacionalidade dos meios de Apoio de Fogo do Comando Militar do Sul.
NÓS DO 27! MISSIONEIROS DE IJUÍ!
Redes Sociais